quinta-feira, 5 de abril de 2012

50- União Européia aprova Xadrez nas Escolas

O Parlamento Europeu, na reunião de 13 de março de 2012 em Estrasburgo, aprovou e recomendou o programa "Xadrez nas Escolas" apresentado pela União Européia de Xadrez. Seriam necessárias 378 assinaturas, correspondendo a 50% mais uma, do total de 754 eurodeputados, mas a Resolução nº 50/2012 obteve 415 assinaturas.
Trata-se de um resultado significativo, porque os membros deste Parlamento são muito cautelosos em decisões que afetam países muito dispares e que podem gerar gastos, sendo que historicamente apenas 15% das propostas apresentadas tem sido aprovadas.
Esta é uma indicação clara do reconhecimento, por parte de representantes de toda a Europa, dos benefícios que o Xadrez  pode trazer para os escolares, pois a proposta passou por análise prévia e discussão em plenário.
Depois de receber um número suficiente de assinaturas para encaminhamento, uma declaração foi aprovada oficialmente pelo Parlamento Europeu e enviada a Comissão e ao Parlamento de cada Estado membro da UE, junto com a listagem dos eurodeputados que assinaram.

Esta declaração pede à Comissão e ao Conselho:
  • Meios para fomentar a introdução massiva do programa "Xadrez nas Escolas" no sistema educativo dos Estados membros;
  • Para dotar, em sua próxima comunicação sobre o Esporte, a atenção e os meios necessários ao programa "Xadrez nas Escolas" para garantir financiamento suficiente a partir de 2012;
  • Levar em consideração os resultados dos estudos sobre os efeitos deste programa no desenvolvimento dos jovens escolares;
Muitos países europeus já apoiam programas deste tipo, havendo grande número de redes públicas de ensino e escolas particulares que utilizam o Xadrez como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades que são comprovadamente úteis para um aprendizado geral mais eficaz.
Aliás, isto não é privilégio dos europeus, porque mesmo em nosso país isto já está bastante disseminado, porém sem apoio governamental e sem uma orientação uniforme e bem embasada, como é o caso do programa "Xadrez nas Escolas" desenvolvido pela União Européia de Xadrez.

Esta chancela por parte do Parlamento Europeu vem dar um reforço importante para o Xadrez nas Escolas, corroborando uma anterior Recomendação similar por parte da UNESCO, a principal organização internacional para a Educação e Cultura.
Mais detalhes podem ser encontrados no excelente site espanhol  www.ajedrez21.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário