segunda-feira, 15 de outubro de 2012

61- Tempo no Xadrez = GMs jogando Blitz

Conforme o ritmo veloz da vida moderna, o Xadrez também acelerou e as partidas rápidas jogadas em apenas alguns minutos se tornaram frequentes, mesmo nas competições entre Grandes Mestres de alto nível, não só usando como sistema de desempate, como também em Torneios específicos, com tempo reduzido.
Em função disso, a FIDE- Federação Internacional de Xadrez estabeleceu uma escala de Rating específica para duas novas modalidades: o chamado Xadrez Rápido, para partidas com tempo entre 15 e 60 minutos de reflexão para cada jogador, e para o chamado Xadrez Blitz, para partidas com tempo até 15 minutos. Para o Xadrez Standard ("Pensado") o Rating continuará a ser computado como usual, valendo para partidas de pelo menos 60 minutos iniciais e com acréscimos de pelo menos 30 segundos por lance, utilizando relógios digitais, ou o equivalente utilizando relógios mecânicos tradicionais.

Muitos enxadristas tem dificuldades com limitações de tempo, o que realmente pode afetar a qualidade de jogo e levar, com certa frequência, até à perda da partida devido à ultrapassagem do limite estabelecido.
Por outro lado, é interessante observar que, com um certo treino, é possível jogar partidas de boa qualidade e até mesmo de alto nível, dispondo de tempo bastante limitado.
Isto acontece em função do desenvolvimento da Intuição Enxadrística do jogador, que depende de treino, da experiência e da memória de cada um. Funciona como uma percepção extra-sensorial e visão quase instantânea do melhor "lance candidato" para cada momento da partida.

Na realidade, usar um tempo muito extenso para analisar uma posição não costuma ajudar a melhorar significativamente a qualidade do lance que finalmente escolhemos. Porque a experiência mostra que, na grande maioria das vezes, o enxadrista acaba escolhendo o primeiro lance que viu, quando começou a olhar a posição. Segundo o GM John Nunn é inútil gastar mais do que uns 15 minutos numa análise (no máximo) porque a relação custo/benefício não compensará para tempos maiores que isso.

É por estas e outras que cheguei à seguinte conclusão:
"Cada enxadrista encontra sempre o lance candidato que merece!"
(ou seja, o melhor lance que conseguimos descobrir e fazer está sempre limitado pela nossa própria competência e não adianta gastar muito tempo aprofundando as análises, procurando lances mirabolantes.)

A seguir podemos assistir, em tempo real, partidas de Xadrez Blitz entre GMs mais fortes da atualidade, no primeiro Campeonato Mundial da modalidade:

 Nakamura (EUA) vs. Aronian (Armênia)




Carlsen (Noruega) vs. Kramnik (Rússia)



Para assistir mais destas partidas, acesse no YouTube::
http://www.youtube.com/watch?v=GKJ4w9pbShQ&feature=related

Espero que aproveitem!
Com um abraço do Francisco Schwab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário