sábado, 19 de outubro de 2013

74- Torneio do IV Centenário - Rio de Janeiro - 1965

Mangini foi, acima de tudo,
um verdadeiro gentleman.
As comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro em 1965 incluíram diversos eventos de Xadrez, coordenados pelo dinâmico presidente da Federação na época, Dr. José Thiago Mangini, que além de dirigente foi bi-campeão brasileiro e 11 vezes campeão carioca (entre 1947 e 1970) um recorde até hoje não superado.
Com a recente disponibilização das edições antigas do jornal O Globo tem sido possível rememorar muitos fatos interessantes da história do Xadrez Carioca, ver em acervo.oglobo.oglobo.com . Mangini publicou durante muitos anos uma coluna nas edições vespertinas das segundas-feiras e prestou um inestimável serviço como organizador e divulgador, tendo sido homenageado com nome de rua em Guaratiba, no CEP 27033-350.

Neste ano Mangini conseguiu organizar um Torneio Internacional, aproveitando o retorno dos GMs soviéticos Leonid Stein e Yuri Averbach, que foram jogar o tradicional torneio em Mar del Plata e pararam duas semanas no Rio: um fato incomum naquela época e que só acontecia de tempos em tempos.

O xadrez brasileiro era muito carente de contatos internacionais e nossos melhores jogadores só foram amadurecer e conquistar titulações a partir da década de 70. Só recentemente a nova geração se firmou como líder na América do Sul, totalizando agora 11 GMs e 38 MIs - ultimamente com uma média de 1 GM e 2 MIs a cada 2 anos - suplantando os tradicionais rivais argentinos.

Jogando contra um grupo de enxadristas locais, incluindo os então jovens talentos Helder Câmara (cearense) e Antonio Rocha (gaúcho), que se revezaram como Campeão e Vice nas finais do Brasileiro de 63 e 64, os soviéticos cederam apenas 2 empates, que foram comemorados como se tivéssemos alcançado algo de muita importância - o que, de fato, era notável para a época.
A seguir apresentamos o empate merecidamente conseguido por Helder contra Leonid Stein: (após clicar em 1.e4 pode-se usar a seta > do teclado, por comodidade)



O outro empate foi obtido pelo Dr. Jorge Lemos, jogando de pretas uma novidade contra Stein, e esta partida acabou publicada pelo mundo a fora, devido ao interesse teórico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário