terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

45- Conselho: calcule um lance a mais

Conselho dos mestres: Ao analisar, procure calcular um lance a mais do que você tem costumado fazer.

Rowson - Yermolinsky, 2002
 No livro que publicou sobre suas partidas, o GM Laszlo Szabo lamentou ter perdido muitas oportunidades por interromper cálculo de variantes cedo demais. Ele costumava analisar até 3 lances, pois geralmente isto é suficiente. Após avaliar 3 lances na variante, caso não lhe agradasse, ele descartava a alternativa e tratava de procurar outro lance "candidato" para analisar.

Acontece que muitas vezes, ao analisar as jogadas após terminada a partida, ele percebia que o primeiro lance candidato escolhido era mesmo o melhor, e isto teria ficado claro se ele tivesse visto um lance a mais.
Portanto, é recomendável analisar um lance a mais, após haver calculado uma variante, mesmo já tendo achado que era suficiente.
Isto pode evitar desgraças como ocorreu na partida ao lado, onde as pretas poderiam ter defendido o peão a7, mas avaliaram que poderiam fazer um lance mais ofensivo jogando 1...Dc2 atacando ao invés de se defenderem.
 
Yermolinsky viu que após 1.Dxa7 poderia jogar 1...Dc2 e após 2.Td2, Dc1+ 3.Rh2, jogaria Bg5.´
Aí então as brancas poderiam jogar 4.Td3, e após 4...Bf4+ 5.g3 jogaria 5...Df1 ganhando.
Analisou também a alternativa 4.Te2 e conclui que daria no mesmo: 4...Bf4+ 5.g3, Dd1 ganhando.
Acontece que na partida, após 5...Dd1 as brancas jogaram 6.Cg1 e agora as pretas tiveram que mover o Bispo e ficaram com uma posição perdedora: era preciso ter visto um lance a mais.
As pretas falharam porque calcularam um lance a menos do que deveriam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário