segunda-feira, 28 de novembro de 2011

41- Campeonato de V.Redonda faz 50 anos!


Dornellas (dir. Esportes CFCSN), Poiani,
Schiavo, Daniel e Parente (Vice Presidente CFCSN)
O forte enxadrista Marcelo Schiavo confirmou seu favoritismo ao conquistar invicto o título do 50º Campeonato de Xadrez de Volta Redonda, tradicional competição que reune enxadristas da cidade e da região vizinha do Sul Fluminense. 

Em segundo lugar ficou Fernando Poiani, seguido de Daniel Carvalho, sendo que ambos só perderam uma partida cada um, justo para o campeão da prova (ver abaixo).
O torneio foi realizado pelo Sistema Suiço, com duas rodadas no sábado e três rodadas no domingo, no ritmo de 1 hora Nocaute: cada jogador teve 1 hora para fazer seus lances em cada partida.


Em função do evento, o anfitrão Clube dos Funcionários da CSN esteve movimentado no fim de semana  12-13 de novembro último. Segundo o subdiretor de Xadrez do CFCSN, Alexandre Taveira, o Clube tem investido na promoção do esporte.
- Foi um prazer sediar a edição de número 50 do tradicional campeonato da cidade. Continuaremos promovendo o xadrez em 2012 – afirmou Dr. Taveira, conhecido médico da cidade.
Mais informações no site do CFCSN em http://www.clubedosfuncionarios.com.br/ler.php?cod=195
Acesse mais fotos do torneio na fan page oficial do Clube no Facebook:

O Clube dos Funcionários está de parabéns por apoiar este evento e manter uma tradição da cidade, que ao longo dos anos tem se caracterizado praticamente como o campeonato do Sul Fluminense.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

40- Entrevista com o brasileiro GM Fier

Com apenas 23 anos, o jovem paranaense Alexandr dos Santos Fier vem sendo o brasileiro mais bem colocado no ranking internacional, entre os 100 melhores do mundo, já tendo atingido um rating de 2653. A simpatia e simplicidade de Fier são cativantes, evidenciando muito equilíbrio e uma maturidade que é incomum para sua idade - qualidades que costumam ser típicas de todos os grandes enxadristas que ficaram na História.

Entrevista de Juca Kfouri com Fier,  na ESPN - parte 4/5:
                           
As demais partes podem ser encontradas na Internet, no YouTube:
1- http://www.youtube.com/watch?v=jD9cTHXHlIE&feature=youtube_gdata
2- http://www.youtube.com/watch?v=xdY-WJAuMGo&feature=youtube_gdata
3- http://www.youtube.com/watch?v=15v_6jqHdl8&feature=youtube_gdata
4- http://www.youtube.com/watch?v=qx3nKfB2fxw&feature=youtube_gdata
5- http://www.youtube.com/watch?v=9ercEXYYioI&feature=youtube_gdata

Fier faz juz ao apelido de "No fear" (sem medo) pelo seu estilo de jogo arrojado.
Uma amostra de seu estilo, com 267 partidas jogadas por ele, pode ser vista no site CHESSGAMES em http://www.chessgames.com/perl/chessplayer?pid=88826 que oferece um tabuleirinho eletrônico para facilitar a reprodução das partidas.

Fier demonstrou talento em sua carreira desde cedo, pois foi 13 vezes campeão brasileiro nas categorias Sub-10, 12, 14, 16, 18, 20, Absoluto e Blitz; também 5 vezes campeão panamericano: sub-10, 12, 14, 18 e vice campeão mundial Sub-10 em 1998. Foi campeão brasileiro pela primeira vez em 2005, com apenas 17 anos. Entre suas façanhas mais recentes, venceu na Espanha o XI Open Internacional de Sans com 8 1/2 em 9 partidas, com performance acima de ELO 3.000, e acaba de ganhar a 2ªCopa Latinoamericana, neste início de novembro no Uruguai, à frente de 19 GMs, 13 MIs e 19 Mestres FIDE, num total de 228 participantes de 10 países.
Desejamos a ele muito sucesso e que dê novas alegrias aos enxadristas brasileiros!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

39- Realizada a 1a Etapa do II Circuito Rápido

Em ambiente de grande camaradagem e concentração, foi realizada a 1ªEtapa no sábado, dia 29 último, com participação de 14 enxadristas, incluindo o jovem cadete Humberto Lipu representante da Academia Militar das Agulhas Negras e o vencedor dos Jogos Escolares, o jovem promissor Derik Rozas. O campeão desta etapa foi Renato Oliveira, conhecido jogador classe A da Federação e professor de xadrez na rede escolar de Quatis. Dois veteranos do Sul Fluminense - Schwab e Serrão - classifi-caram-se a seguir, acompanhados de dois dos atuais melhores jogadores de Resende: Welington Leandro e Rafael Kleber, que tem mostrado uma rápida e constante evolução. (clicar na Tabela abaixo para ampliar)

É importante destacar que, entre o público que foi assistir ao evento, estiveram presentes o prefeito de Resende, Dr. José Rechuan, os secretários Fernando Menandro presidente da FUNRESP - Fundação Resende Esportes, André Whately presidente da FCCMM- Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, o professor João Duarte diretor da Biblioteca Municipal e o presidente da Liga Desportiva nosso popular Merica e esposa.

A organização e arbitragem esteve a cargo do Pedro Paulo de Melo Lima, nosso amigo Pedrão da FUNRESP, a entidade promotora deste evento que acontece pelo segundo ano consecutivo em Resende.

Agradecemos a todos pelo apoio e aos que vem tornando possível desenvolver o Xadrez em nossa região, como mais uma alternativa de lazer útil, acessível e democrático, oferecido à comunidade em excelente local.

  

Será realizada no sábado dia 26 de Novembro a 2ªEtapa do Circuito, com inscrições abertas a todos os interessados, independente de categoria, idade ou experiência, com limite aos 30 primeiros inscritos. A inscrição deverá ser feita pelos telefones da FUNRESP 3360-6164 ou 3354-4301 e todos deverão comparecer a Biblioteca Municipal antes da 14:00 hs, com duração prevista até as 18:30 horas.
Avisem seus amigos e colegas, para prestigiar mais este evento. Até lá!