sexta-feira, 17 de junho de 2011

30- Oficina de Xadrez na Biblioteca Municipal

REGULAMENTO DA OFICINA DE XADREZ

Local- Biblioteca Municipal de Resende
Promoção- Liga Resendense de Xadrez
Início- já iniciada em Maio/2011 - participação GRATUITA
Dia e Horário- aos sábados, das 14:00 ás 19:00
(sempre haverá Instrutores disponíveis para atender aos interessados)

O objetivo é apoiar o desenvolvimento do Xadrez em Resende, orientando os interessados em aprender ou conhecer mais, de modo que seja proveitoso, divertido, agradável e eficaz.

Como se inscrever:
- basta comparecer à Biblioteca ou ligar 3354-5031
- deve preencher uma Ficha, anotando seus dados pessoais, interesses, etc.

Haverá 4 níveis de aprendizado: Inicial, Básico, Intermediário e Superior
O enquadramento do interessado dependerá de entrevista e avaliação, bem como auto-avaliação considerando Critérios pré-estabelecidos.

Os 4 cursos seguem a EDAMI- Escuela de Ajedrez "Miguel Illescas", de Barcelona, uma das melhores e mais conceituadas do mundo.
O material de referência utilizado também está baseado na EDAMI.

Esquema de funcionamento:

   1-cada aprendiz comparece quando puder e fica quanto tempo tiver disponível
   2-solicita a um dos instrutores presentes que o ajudem no seu Treinamento
   3-o instrutor verifica qual o nível do aprendiz, e em que ponto ele se encontra
   4-se for o caso, poderá ser usada a Tabela de Avaliação de Nível de enxadristas
   5-o instrutor ajudará na medida das suas possibilidades, pelo tempo que puder
   6-será anotado o que foi ensinado e o ponto em que parou, para continuar depois

Evolução do aprendizado:

  1-dependerá principalmente da motivação e disponibilidade de cada interessado
  2-não depende de um só Instrutor: qualquer um poderá ajudar o aprendiz
  3-a cada vez será ensinado um ou mais itens, conforme um Programa e as Apostilas
  4-periodicamente e sempre que possível, serão feitas Avaliações do aprendizado

Mais informações na Biblioteca Municipal, na Rua do Rosário, ou tel. 3354-5031
Sds, Xad-Rez

quarta-feira, 15 de junho de 2011

29º Intercolegial do RJ

O evento foi realizado neste último fim de semana no Rio de Janeiro com a participação de centenas de estudantes de 24 escolas de vários municípios, entre as quais o Colégio Naval, Colégio Cruzeiro, Santa Mônica e Pedro II, que competiram com suas equipes e individualmente em diversas categorias.
A organização foi do grupo denominado Convergência Fluminense, que tem realizado inúmeros eventos no nosso estado desde o ano passado e que pretende credenciar-se para assumir a frente da Federação Estadual de Xadrez na eleição do próximo ano. A direção foi de um dos "convergentes" prof. Élcio Mourão, que tem o título de AF por ser árbitro credenciado pela FIDE- Federação Internacional de Xadrez.
O patrocínio foi da TV Globo e da rede McDonalds:

As fotos abaixo dão uma idéia do que foi este evento:
   
                 

Assista ao mini-documentário do SportTV, baseado na cobertura da TV Globo: clique AQUÍ
Mais fotos do evento (196): clique AQUÍ.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

28- Segredos da posição - 1


A pretas jogam: podem ganhar?
Qual é o SEGREDO desta posição?
 Há posições que guardam segredos, às vezes difíceis de se perceber à primeira vista, geralmente porque contrariam nossa lógica usual. Aprofundando a análise, ás vezes se revelam surprêsas inesperadas. Começamos com uma avaliação racional da posição e depois temos que usar a imaginação para buscar algum recurso excepcional,  se existir.

Analise a posição ao lado e descubra o seu segrêdo! Os 3 primeiros que enviarem uma análise completa da posição com comentários corretos para xadrezresende@yahoo.com.br até 30/Junho ganharão um brinde surpresa especial, a ser retirado pessoalmente na Biblioteca Municipal.

Para ter o máximo de proveito nestes exercícios, procure visualizar as jogadas e posições resultantes, sem mover peças num tabuleiro. Esta é uma habilidade importante para poder jogar bem xadrez: VISUALIZAR.

Iniciar com uma avaliação racional bem feita (por escrito, no caso de exercícios) pode indicar o melhor dentre os "lances candidatos" e dar idéias para a imaginação achar depois algum recurso excepcional que possa existir na posição em análise.
É muito importante considerar que não se trata de encontrar um ou dois lances, mas sim identificar alguma IDÉIA que seja viável na posição e em harmonia com a situação analisada. Qual é a idéia neste caso?

domingo, 5 de junho de 2011

27- Circuito Blitz 2011 - 3ª etapa


Em primeiro plano Rafael vs. Welington,  depois Schwab vs. Makyl,
ao fundo Bruno vs. Micael, o árbitro Dr. Jonas observando.
  Realizado no sábado 04/Jun último, foi vencido por Francisco Schwab, repetindo o feito da 1ª etapa. Na 2ª etapa o vencedor foi Welington Leandro, que desta vez ficou em 2º lugar. Entretanto, pelo critério na contagem de pontos para o Circuito BLITZ 2011, Rafael Soares lidera, pela sua assiduidade e pela soma das colocações obtidas nestas 3 etapas até agora.

A próxima 4ª etapa está programada para dia 2/Julho. As etapas são mensais e realizadas no primeiro sábado de cada mês, sempre às 17:00 horas, na Biblioteca Municipal de Resende, na Rua do Rosário.
O apoio do pessoal da Biblioteca e da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, através do Secretário de Cultura André Whately, tem sido fundamental para o desenvolvimento do xadrez em Resende. Agradecemos ao André, ao Marcos e a todo pessoal da Biblioteca.

Convidamos todos os interessados a comparecer e participar conosco nos próximos eventos: é só chegar até as 16:30 para se inscrever, pagar a taxa de 5 reais e participar, terminando por volta de 18:30hs.
.