segunda-feira, 6 de junho de 2011

28- Segredos da posição - 1


A pretas jogam: podem ganhar?
Qual é o SEGREDO desta posição?
 Há posições que guardam segredos, às vezes difíceis de se perceber à primeira vista, geralmente porque contrariam nossa lógica usual. Aprofundando a análise, ás vezes se revelam surprêsas inesperadas. Começamos com uma avaliação racional da posição e depois temos que usar a imaginação para buscar algum recurso excepcional,  se existir.

Analise a posição ao lado e descubra o seu segrêdo! Os 3 primeiros que enviarem uma análise completa da posição com comentários corretos para xadrezresende@yahoo.com.br até 30/Junho ganharão um brinde surpresa especial, a ser retirado pessoalmente na Biblioteca Municipal.

Para ter o máximo de proveito nestes exercícios, procure visualizar as jogadas e posições resultantes, sem mover peças num tabuleiro. Esta é uma habilidade importante para poder jogar bem xadrez: VISUALIZAR.

Iniciar com uma avaliação racional bem feita (por escrito, no caso de exercícios) pode indicar o melhor dentre os "lances candidatos" e dar idéias para a imaginação achar depois algum recurso excepcional que possa existir na posição em análise.
É muito importante considerar que não se trata de encontrar um ou dois lances, mas sim identificar alguma IDÉIA que seja viável na posição e em harmonia com a situação analisada. Qual é a idéia neste caso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário