quarta-feira, 19 de outubro de 2011

37- Interclubes Estadual RJ - 2011

Vista parcial das equipes no salão do Tijuca Tenis Clube
  Foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro, com 50 equipes e mais de 250 enxadristas, reunindo clubes da capital e do interior. O Interclubes é um dos principais eventos do calendário estadual, e a comunidade prestigiou com um boa participação. Na cerimônia de abertura o Presidente da FEXERJ convidou o Campeão Brasileiro, número um do Brasil, o GM Giovanni Vescovi a participar da mesa, junto com um dos vereadores mais atuantes da Cidade do Rio de Janeiro, Rubens Andrade. Na oportunidade Vescovi discorreu sobre os últimos eventos realizados com o lançamento da Fundação Kasparov no Brasil. Entre as rodadas, Vescovi conversou com diversos dirigentes de nosso estado, ressaltando seus planos de trabalho e as futuras parcerias possíveis. (cf. site FEXERJ).
A organização e arbitragem foi bastante boa neste ano, sendo o diretor da prova Ricardo Barata e os árbitros AI Marius Van Riemsdjk e AF Christian Van Riemsdjk, filhos do conhecido MI Hermann Claudius, que integraram a equipe de arbitragem junto com o AF Marcelo Eirnhorn e a AN Patrícia.

Este ano o anfitrião Tijuca Tênis Clube montou diversas fortes equipes, que no Classe “A” contou com a participação dos brasileiros GM Krikor e MI Diego Berardino, e também MIs Cubas (Paraguai), e Della Morte (Argentina), uma equipe que acabou campeã com categoria, ao vencer todos os matches em que enfrentou 6 equipes adversárias.
Schwab, Poiani, Euzébio e Auriston,
com Serrão observando em pé, ao fundo.
No Classe "B", a equipe vencedora foi do Cabo Frio Xadrez Clube, que foi beneficiada pela decisiva vitória por 3x1 conseguida sobre o Clube dos Funcionários de Volta Redonda na última rodada. Neste match o único ponto do CFCSN foi obtido por Francisco Schwab no 1º tabuleiro, onde conseguiu 4 vitórias em 6 partidas. Com pelo menos um ponto a mais esta nossa equipe do Sul Fluminense seria Vice-campeã. Parabéns ao pessoal de Cabo Frio por esta conquista!

O Classe "C" teve como campeã a equipe do bairro de Cascadura: AXXM - Associação de Xadrez Xeque Mate. A equipe representante do CFCSN neste grupo teve uma boa participação, em especial se levarmos em conta a pouca experiência de alguns de seus componentes neste tipo de competição e também que o time jogou as primeiras rodadas com apenas 3 atletas, pela falta de um companheiro, em virtude de um imprevisto. A equipe C completa contou com Taveira, Serrão, Braulino, Expedito e Cordeiro. Nas 2 equipes do Sul Fluminense houve um bom clima de amizade e solidariedade.

Serrão teve excelente atuação no 1º tabuleiro C, vencendo 5 partidas e cedendo apenas um empate, numa posição em que não quis arriscar buscar a vitória, pois restava apenas 1 minuto de tempo no seu relógio. O sistema de 1 hora nocaute prejudicou, mais uma vez, a qualidade e o resultado lógico de algumas partidas. Já está mais do que na hora da Federação seguir a recomendação da FIDE para usar relógio digital com acréscimo de tempo por lance efetuado.

Dentre as cidades do interior representadas no evento, podemos mencionar além das já citadas Volta Redonda e Cabo Frio, também Três Rios, Vassouras, Duque de Caxias, Petrópolis e Niterói.
Desta vez faltaram equipes de centros enxadristicos movimentados, notadamente Macaé e Campos, bem como cidades onde tem havido atividades frequentes nos últimos anos, como Angra dos Reis e Paratí.
A lamentar foi a equipe de Mendes ter sido impedida de participar, aparentemente por inadimplência, mas que, segundo seus dirigentes, eles insistiram em esclarecer e saldar, sem sucesso.
 
Foi um fato similar que afastou, já faz anos, o Clube de Xadrez Guanabara e seus associados deste convívio, não mais estando filiados e não participando dos eventos. É uma pena, porque o CXG existe há mais de 50 anos e  sempre foi um polo, a referência de xadrez internacional no Rio.
 
No geral, o evento foi muito animado e o Tijuca Tenis Clube está de parabéns pela calorosa recepção.

2 comentários:

  1. Olha, o Guanabara não participa devido a questões políticas, ainda mais quando seu diretor, GM Darcy Lima, é diretor da CBX, francamente contrária à Fexerj do Ricardo Barata.

    ResponderExcluir
  2. Carlos,
    concordamos em que há uma briga política, e é lamentável que estas brigas levem a boicotes das atividades de Xadrez no nosso estado.

    Mas o motivo técnico alegado foi o seguinte:
    Barata afirmou, na frente de várias pessoas, que o CXG foi desfiliado por inadimplência, e que apezar dos dirigentes do CXG afirmarem que pagaram não foram capazes de mostrar o recibo.

    Com este tipo de coisas perdemos todos nós.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir