quarta-feira, 31 de agosto de 2011

34- Os brasileiros na FIDE World Cup 2011

 
Para assistir ao VIVO (todo dia das 8:00 às 12:00hs, até dia 19), ver o site oficial: http://chess.ugrasport.com/

Reproduzir todas as partidas, usando tabuleirinho eletrônico, com avaliações feitas pelo engine Houdini, ver em:  http://chess.ugrasport.com/houdini.html
 
1a. Rodada = 1a. partida
(matches individuais eliminatórios em 2 partidas, entre os 128 participantes pré-classificados)

Fier 1-0 Wang -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000110027 -- Final muito bem jogado por Fier, que surpreendeu este famoso super-GM chinês.

Kamsky 1-0 Diego -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000110008 -- Vantagem não muito fácil para converter numa disputa deste tipo, mas Diego infelizmente perdeu pelo tempo.
GMI Darcy Lima
Darcy 1/2-1/2 Svindler -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000110009 -- Em uma partida muito boa Darcy jogou    prá frente com este super-GM russo, finalista de diversos Mundiais!

1a. Rodada = 2a. partida  

Wang 1/2-1/2 Fier -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000120027 -- Um empate muito lutado, com jogo ativo de ambos os GMs.

Diego 1-0 Kamsky -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000120008 -- Boa vitória do jovem carioca, demonstrando muita técnica e persistência!

Svindler 1-0 Darcy -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000120009 -- Darcy se complicou no tempo, ficando a partir do lance 42...Cb5 ?! com final inferior.

Desempate (em partidas de 25 minutos para cada um):
Fica evidente que o MI Diego já está com força de GM, mas a diferença de Ratings é grande demais !
Kamsky - Diego = 2741 - 2480 = 261 !! (probabilidade de 80% a favor de Kamsky, ou de ganhar 4 em cada 5 pontos disputados)
Ver as partidas em http://chess.ugrasport.com/houdini.html , selecionando (no alto, à direita) a partida que você quer ver (como mostrado em vermelho):
Comentário do Site: "Os brasileiros parecem estar tendo destaque não só no Futebol, mas também como fortes enxadristas."
1a. partida = Kamsky 1/2-1/2 Diego -- "Round 1 Tiebreak 1" -- partida muito lutada, brancas forçando bastante, mas sem sucesso para obter a vitória.
2a. partida = Diego 0-1 Kamsky -- "Round 1 Tiebreak 2" -- Diego ficou inferior após a abertura e depois em desvantagem decisiva com 38.Txa5? porém a posição já estava difícil.

2a. Rodada (somente Fier classificado)
O jovem GM Alexandr Fier, do Brasil !
Fier 0-1 Morozevich -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000210027 Linda vitória do super-GM russo. , que partiu para o ataque e não deu chance.

Morozevich ?-? Fier -- http://chess.ugrasport.com/?page_id=1007&gameid=1000220027 Partida a ser jogada amanhã, dia 1º, da 8 às 12:00 hora do Brasil.

Vai ser muito difícil para Fier, mas nossos três representantes já cumpriram uma boa participação neste Super Torneio: boas partidas, jogo forte e esportividade !

Vamos torcer ! Abrs, Xad-Rez

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

33- Site de treinamento grátis em português

O site  www.chesstempo.com é excelente para aprender Tática, através de milhares de exercícios que disponibiliza gratuitamente na Internet. Oferece aos iniciantes uma parte teórica onde são explicados os principais temas de combinações, além de Forum onde os participantes colocam suas idéias, sugestões e dúvidas.

Oferece também outros recursos, para aprender ou treinar Finais e Aberturas, além de um vasto Banco de partidas  de mestres e sistema de pesquisa para encontrar diversas informações, como posições similares, variantes de aberturas e defesas, e muito mais.
Disponibiliza um "engine" (software) contra o qual se pode jogar, ajustando o tempo desejado, a força em que ele jogará, etc. Além disso, a partida com o engine pode ser acoplada para se pesquisar partidas semelhantes no Bando de partidas bem como as variantes da abertura/defesa utilizada.
A utilização gratuita dá acesso a todos os recursos, porém com limitações, como por exemplo: nas aberturas mostra no máximo até o 10º lance - mas isso é suficiente para boa parte dos iniciantes e aprendizes.

Para receber um tratamento mais personalizado, inclusive com cálculo automático do Rating do participante, atualizado após cada exercício ou partida, basta cadastrar-se no site, ainda gratuitamente.
Um recurso interessante é que os exercícios vão sendo graduados (mais fáceis ou mais difíceis) em função dos resultados que o aprendiz vai conseguindo.

É possível ir além e obter orientação individualizada mediante o pagamento de anuidade, de valor bem acessível, conforme explicado no site, podendo então utilizar todos os recursos oferecidos sem as restrições do uso gratuito.

Recomendamos muito este site para treinamento e diversão - bom proveito!
Abrs, Xad-Rez

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

32- Conceitos sobre aberturas - 3

COMO MONTAR UM BOM REPERTÓRIO DE ABERTURAS/ DEFESAS?
 Começar certo é importante para desenvolver as peças e alcançar boa posição numa partida, e para isso é suficiente conhecer bem os princípios básicos das aberturas. Porém para evoluir e poder disputar com adversários de nível mais elevado é preciso fazer um aprendizado mais detalhado sobre Aberturas e Defesas.Querer aprender de tudo é trabalhoso e pode causar muita confusão na sua cabeça. O mais recomendável é limitar o campo de estudo para facilitar o aprendizado e permitir aprofundar o conhecimento, para ter mais confiança e bons resultados.
Atualmente há muitos livros sobre aberturas que oferecem sugestões de repertórios preparados por Grandes Mestres, apresentando esquemas completos, em diversos estilos de jogo, os quais se pode escolher conforme a preferência do interessado.

REPERTÓRIOS SUGERIDOS
Pesquisamos diversos repertórios sugeridos por GMIs e encontramos dois relativamente simples, que podem servir como um bom começo para os iniciantes e intermediários usarem em suas partidas.
É importante ressaltar que o principal é compreender as IDÉIAS que servem de base para os lances recomendados, bem como ir aprofundando gradativamente nas características das posições resultantes após a abertura e nos respectivos PLANOS DE JOGO que são compatíveis e típicos destas posições.

Jogar estas sugestões com frequência torna possível familiarizar-se com as manobras típicas naquelas posições, e talvez levar vantagem sobre um adversário que não as conheça. Por outro lado, seus adversários habituais já saberão o que você irá jogar e poderão, talvez, se preparar para enfrenta-lo melhor. O fato é que não existe uma receita mágica para as Aberturas, não há uma defesa boa para tudo. O objetivo destes repertórios sugeridos é dar uma orientação sólida e permitir a montagem de esquemas de jogo que tenham similaridade entre sí, indicando variantes que facilitem o aprendizado.


1- Sugestão do GMI SEIRAWAN:
Em português temos "Xadrez Vitorioso - Aberturas" do GMI Yasser Seirawan onde ele explica seus princípios básicos, mostra um panorama geral das principais alternativas e depois sugere uma espécie de "panacéia", um esquema de jogo que dá condições para inicar com confiança tanto de brancas quanto de pretas. A idéia é montar sempre o chamado "fiancheto" com o bispo do rei, o que fortalece a defesa do rei após fazer o pequeno roque e evita complicações logo no início da partida.

Neste caso, de brancas indica a Abertura Barcza caracterizada pelos lances 1.Cf3, 2.g3, 3.Bg2, 4.0-0, seguindo com o chamado Ataque Indio do Rei  5.d3, 6.Cbd2, 7.e4 e deste modo é possível jogar este esquema pré-determinado, independente do que o adversário fizer. Também pode-se "enganar" o adversário e iniciar com 1.e4, para depois seguir 2.d3, 3.Cd2, entrando no esquema recomendado por transposição de jogadas e, desta forma, talvez confundir o adversário e evitar que ele adote uma outra sequência com seus lances preferidos.

De pretas recomenda a Defesa India do Rei (contra 1.d4, 1.Cf3 ou 1.c4) ou então a Defesa Pirc (contra 1.e4). A única diferença entre elas é que na India do Rei a sequência pode ser a mesma usada no Ataque Indio, começando por 1.Cf3, enquanto que na Pirc o lance inicial que se joga de pretas é 1...d6 e só depois sai com o cavalo. No livro são apresentadas as alternativas básicas de jogadas, de brancas e de pretas, cobrindo as principais alternativas lógicas para o desenvolvimento da partida.
     Abertura Barcza                   Defesa India do Rei                Defesa Pirc (para 1.e4)
Esta sugestão de Yasser é baseada na própria experiência dele, que chegou a ser campeão dos EUA. Tanto o Ataque Indio do Rei quanto a Defesa respectiva, bem como a Defesa Pirc, costumam levar a um jogo bem fechado, com conteúdo mais estratégico, cadeias de peões intertravadas e as posições resultantes são muito semelhantes entre sí. O início do jogo é mais previsível e as novidades só aparecem mais tarde, após posicionar as peças e definir a estrutura de peões.

2- Sugestão do GMI SOLTIS:
Outra sugestão interessante de repertório de Defesas com as pretas é apresentado pelo GMI Andrew Soltis no livro "Black Defensive System for the rest of your Chess Career", ou seja, "Sistema Defensivo para o resto da sua Carreira". A idéia é usar sempre de pretas os lances 1...c6 e 2...d5 para qualquer abertura que as brancas adotem, derivando para a Defesa Caro Kann (contra 1.e4) ou para a Defesa Eslava (contra 1.d4 e também contra 1.c4 e 1.Cf3), que apresentam semelhanças quanto a estrutura de peões e suas posições.
Defesa Caro Kann                   Defesa Eslava                   Defesa tipo Eslava
Nesta sugestão de Soltis existe mais variedade, posições um pouco mais abertas e jogo movimentado mais cedo após a abertura, porém também envolve um volume maior de jogadas para aprender. Esta sugestão apresentada no livro de Soltis só oferece Defesas para jogar de pretas. Há um artigo posterior escrito por ele, onde recomenda utilizar a Abertura Colle para jogar de brancas, que é sólida, simples e com relativamente poucas variantes, o que evita sobrecarregar a memória.

Na próxima postagem sobre Aberturas detalharemos mais variantes nos repertórios sugeridos, pois uma de suas vantagens é que estes Grandes Mestres indicam algumas sequências de lances, conforme as alternativas que o adversário escolher, facilitando muito ao aprendiz criar um repertório sólido.
Abraços, Xad-Rez.