segunda-feira, 29 de agosto de 2011

33- Site de treinamento grátis em português

O site  www.chesstempo.com é excelente para aprender Tática, através de milhares de exercícios que disponibiliza gratuitamente na Internet. Oferece aos iniciantes uma parte teórica onde são explicados os principais temas de combinações, além de Forum onde os participantes colocam suas idéias, sugestões e dúvidas.

Oferece também outros recursos, para aprender ou treinar Finais e Aberturas, além de um vasto Banco de partidas  de mestres e sistema de pesquisa para encontrar diversas informações, como posições similares, variantes de aberturas e defesas, e muito mais.
Disponibiliza um "engine" (software) contra o qual se pode jogar, ajustando o tempo desejado, a força em que ele jogará, etc. Além disso, a partida com o engine pode ser acoplada para se pesquisar partidas semelhantes no Bando de partidas bem como as variantes da abertura/defesa utilizada.
A utilização gratuita dá acesso a todos os recursos, porém com limitações, como por exemplo: nas aberturas mostra no máximo até o 10º lance - mas isso é suficiente para boa parte dos iniciantes e aprendizes.

Para receber um tratamento mais personalizado, inclusive com cálculo automático do Rating do participante, atualizado após cada exercício ou partida, basta cadastrar-se no site, ainda gratuitamente.
Um recurso interessante é que os exercícios vão sendo graduados (mais fáceis ou mais difíceis) em função dos resultados que o aprendiz vai conseguindo.

É possível ir além e obter orientação individualizada mediante o pagamento de anuidade, de valor bem acessível, conforme explicado no site, podendo então utilizar todos os recursos oferecidos sem as restrições do uso gratuito.

Recomendamos muito este site para treinamento e diversão - bom proveito!
Abrs, Xad-Rez

Nenhum comentário:

Postar um comentário