quinta-feira, 7 de abril de 2011

26- Vídeo mostra o que é Xadrez


 "Vida em Miniatura" foi elaborado pelo Tiago Augusto dos Santos e constituiu seu TCC- Trabalho de Conclusão no Curso de Jornalismo da UNITAU em 2005. Trata-se de um vídeo-documentário que, em cerca de 25 minutos, propõe-se a mostrar o que é o Xadrez, suas origens e história, fatos e aspectos característicos, incluindo inúmeros depoimentos, dentre os quais educadores que relatam suas experiências com Xadrez nas Escolas.

"Com roteiro sedutor e informações interessantes, Tiago alcança seu objetivo: iniciar os leigos no universo enxadrístico e emocionar os já enxadristas de um modo muito especial, pois consegue mostrar toda a paixão envolvida em uma partida e como o xadrez é parte importante da vida das pessoas que o praticam."
Assistam aquí ou diretamente no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=W0Bhnk9CJ3s




Tiago Augusto dos Santos
E na busca por responder a tal pergunta que nós mesmos, enxadristas, nos cansamos de nos questionar e ainda esperamos um dia compreender: “O que é o xadrez, afinal?”  Tiago nos propõe uma idéia interessante. Mais do que responder a tal pergunta, nos faz querer perguntar ainda mais e nos fascina com seus aspectos de jogo, arte, ciência e passatempo inigualável.
Vale a pena reproduzir aqui uma frase do documentário, que expressa bem não só o espírito de seu produtor, como também uma das facetas mais empolgantes de nossa tão querida modalidade: “O Xadrez, assim como o amor e a música, tem o poder de fazer os homens felizes.” (Tarrasch).

Tiago mantém um site com foco jornalístico, que vale a pena visitar: http://www.vidaemminiatura.com/
Aproveitamos para parabeniza-lo mais uma vez pelo excelente trabalho que vem realizando!
Abrs, Xad-Rez.