quinta-feira, 8 de outubro de 2009

03- Como aproveitar melhor os "Problemas do dia" para treinar e se divertir

É provável que algumas pessoas não estejam familiarizadas com todos os recursos disponibilizados através da nossa seção "Problemas do dia".
Faremos a seguir um resumo indicando como aproveitar melhor, seja para treinar ou para se divertir.
Esperamos com isso ajudar tanto aqueles que estão começando (na parte inicial do artigo), quanto os mais experientes que estejam procurando melhorar seu nível de jogo (do meio para a parte final).

Vejam como é interessante:

Todos os dias aparecem 3 probleminhas diferentes, em 3 níveis crescentes de dificuldade L1, L2 e L3 - basta clicar com o botão esquerdo do mouse num deles que aparece o diagrama correspondente. Geralmente o lado que deve fazer o lance inicial fica posicionado na parte de baixo do tabuleiro, como se você estivesse jogando uma partida com aquelas peças do seu lado.

O desafio é encontrar a melhor jogada a ser feita, lembrando que Black=pretas e White=brancas. O lance é realizado clicando e arrastando a peça desejada, da casa onde está para uma nova casa.
Para fazer um bom treino, procure analisar bem as possibilidades - como se fosse uma partida que vc estivesse jogando - e só realize o lance quando tiver chegado à uma conclusão. Evite ficar advinhando e experimentando vários lances ao acaso, porque assim vc não ganhará confiança em sí mesmo e nem desenvolverá sua capacidade de análise, fatores essenciais para melhorar seu nível de jogo.

Se vc acertar aparecerá uma pequena mensagem em VERDE dizendo "correct"; se não, aparecerá uma mensagem em VERMELHO dizendo "wrong"(errado) e vc terá que tentar de novo. Antes de tentar de novo, procure compreender porque aquela sua jogada não era boa, qual era sua falha ou que problemas acarretaria.
Caso tenha dificuldade para achar o melhor lance dê apenas um clique em "HINT"(dica) e aparecerá um realce luminoso na peça que deverá ser movida, e se ainda assim vc tiver dúvida para onde mover esta peça, vc poderá clicar de novo em Hint que será realçada a casa de destino certa.
O mais importante será entender porque é que aquela jogada é a melhor e como seria a sequência, visualizando a continuação dos lances para ambos os lados até se obter vantagem decisiva. Em geral basta prever alguns poucos lances à frente, que possam levar a dar mate ou a uma grande vantagem de material, como quantidade de peças a mais, captura da dama adversária, etc.

Além de oferecer os 3 probleminhas diários, quem se interessar poderá ter acesso a outros recursos, a partir do diagrama do "Problemas do dia". Veja como fazer isso:
Há um botão "MORE"(mais) no lado direito do tabuleiro, que dá acesso ao site do SHREDDER --> clique lá agora mesmo e experimente!
Aparecerá um tabuleiro que oferecerá 8 problemas adicionais, em ordem crescente de dificuldade, e basta ir clicando nos números de 1 a 8, embaixo, para ver cada uma das 8 posições correspondentes. Aí as situações apresentadas são um pouco mais complexas, que dão oportunidade a que ocorram algumas jogadas muito instrutivas.
Caso não consiga encontrar um bom lance após estudar uma posição, clique no botão " ? " e veja o lance correto. Os lance efetuados e eventuais comentários feitos pelo Shredder aparecerão registrados ao lado direito do tabuleiro.

Acima do tabuleiro aparecem os dias da semana e é possível acessar os 8 problemas de cada dia clicando em cada um dos dias. O lado que tem o lance é indicado por um realce num dos quadradinhos (branco ou preto) situados à direita do tabuleiro.
No total, nesta página, são oferecidos 48 problemas - renovados a cada semana - além dos 3 apresentados diariamente, totalizando 69 novas posições por semana. ____________________________________________________________________

Como são indicados os lances:
Cada uma das casas do tabuleiro é definida pelas colunas de a até h (conforme indicado na parte inferior do tabuleiro) e pelas filas de 1 até 8 (como indicado no lado direito do tabuleiro), então cada casa é definida por uma Letra e um Número: p.ex, e4 significa a casa situada ao mesmo tempo na coluna e na fila 4.
Quando a jogada for com um Peão basta indicar a casa de destino para onde ele foi movido. Quando a jogada for com uma outra peça, indica-se a letra inicial da peça antes, p.ex: 5. Be4 ou seja, na quinta jogada das Brancas, um Bispo branco foi movido para a casa e4.

Se o movimento incluir uma captura, terminando com a tomada de uma peça adversária, indica-se com um x, p.ex. 5...Bxe4 ou seja, na quinta jogada das Pretas, um bispo preto foi movido para a casa e4 capturando a peça Branca que lá se encontrava.

Lembrando que em inglês N=cavalo, R=torre, K=rei, Q=dama, B=bispo e P=peão, sendo o Roque pequeno representado por O-O e o Roque grande por O-O-O, e indicando-se + quando a jogada coloca o Rei adversário em xeque.

____________________________________________________________________

Além disso, após clicar em "MORE", ficam disponíveis 4 botões, na parte inferior esquerda da tela, que permitem acesso a outras interessantes possibilidades, começando pelo primeiro botão de cima:

1) Clicando em "Play vs. Shredder" é possível jogar online com o famoso software SHREDDER 12, oferecido nos níveis Fácil/ Médio/ Difícil, podendo escolher se vc quer jogar de Brancas ou Pretas e ainda podendo voltar seu lance ao clicar em "Takeback".

2) Clicando no segundo botão "Puzzle of the day" vc acessa os 3 probleminhas que haviam aparecido ontem e anteontem, similares aos do nosso Blog, nos níveis Fácil/ Médio/ Difícil; como usual.

3) Clicando em "Opening Database" é possível estudar as Aberturas e Defesas, onde são mostradas as peças em suas casas originais e aparecem listadas abaixo todas as alternativas para o lance inicial das Brancas, começando a lista com 1.e4 que é o mais comum, depois 1.d4, etc.
Ao lado de cada alternativa estão: a quantidade de partidas que começaram p.ex. com 1.e4, e no final da linha à direita a quantidade resultande de Vitórias(wins), Empates(draws) e Derrotas(losses), permitindo tirar uma conclusão sobre o que pode acontecer se vc escolher aquele lance.

Se vc clicar sobre 1.e4 o lance será efetuado no tabuleiro e aparecerão então as alternativas disponíveis para a resposta das Pretas, começando a lista com 1...c5 que é a mais utilizada. Em seguida aparecem listadas 1...e5, 1...e6 e outras, em ordem decrescente de popularidade.
Caso vc queira ver como o jogo se desenvolve com p.ex. 1...e6 basta clicar em cima e todo o processo ser repetirá, mostrando agora as alternativas para o 2º lance das Brancas e assim por diante.
Com isso é possível conhecer as principais alternativas e escolher qual vc preferirá utilizar em suas futuras partidas. Clicando "Start position" volta ao início, "Takeback" volta o último lance e "Flip board" troca de cores, para vc se posicionar do lado que lhe interessar.

4) Finalmente, o quarto e último botão "Endgame Database" permite a vc analisar finais de partidas que jogou, ou que tem curiosidade de entender melhor, ou resolver algum problema com poucas peças.
Vc monta a posição clicando na peça desejada em baixo e em seguida na casa onde quer coloca-la.
Se quizer apagar basta clicar na "casa vazia" embaixo e clicar depois na peça a ser apagada.
Se quizer apagar tudo, basta clicar no "tabuleiro vazio" embaixo que apagará tudo.
Para movimentar as peças após colocadas no tabuleiro clique no botão "mãos e setas", e depois é só ir clicando em cada peça e arrastando para a casa de destino.
É bom lembrar que os grandes enxadristas são unânimes em afirmar que é fundamental compreender bem os Finais de partida, para poder jogar bem e melhorar de nível.

O mais interessante deste "Endgame Database" é que ele indica automaticamente todas as alternativas das jogadas possíveis para posições com até 6 peças (incluindo os Reis), bem como o resultado final e quantas jogadas serão necessárias. Este é um recurso fabuloso para quem quizer estudar os finais básicos de uma maneira dinâmica e entender bem. Inclusive pode até usar um botão especial com 4 setas, que permite deslocar a posição para cima, p/ baixo, p/direita ou p/ esquerda, de modo a verificar a influência destas variações no resultado final.

São fantásticos os recursos disponibilizados desta maneira.
Bom proveito a todos!
Abraços, Xad-Rez.